quarta-feira, 6 de abril de 2011

Gentileza gera gentileza!

O Profeta Gentileza, ou José Datrino, foi um homem que largou tudo para pregar o amor, a paz, a gentileza. Ele deixou grafada sua mensagem em 56 pilastras, em lugares públicos do Rio de Janeiro. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele.
Gentileza gera gentileza. É uma frase tão simples, mas que gera um efeito surpreendente. Como a falta de gentileza nos incomoda no dia a dia. Nada mais desagradável do que cruzar com um vizinho no elevador logo pela manhã, dizer "Bom dia!" e a pessoa permanecer como se ninguém tivesse entrado no elevador. 
Gentileza são gestos tão simples como, cumprimentar a todos (incluindo os funcionários do prédio), segurar o portão ou o elevador para a pessoa passar, deixar um pedestre atravessar a rua, esperar um pouco mais porque o balconista está atendendo um idoso, dar lugar no ônibus/metro a quem precise, etc, etc,etc.... São pequenos gestos que transformam o nosso dia. Fazem diminuir um pouco o distanciamento entre os seres humanos.
Hoje pela manhã eu estava com minha filha na porta do colégio dela, aguardando o portão ser aberto. Estávamos perto da garagem dos professores e que também é o portão por onde entram os funcionários.
Professores, educadores, formadores, escola particular.... gentileza = zero. Os que entrava de carro não tinha coragem de esperar um segundo por aquele que estava a pé, descendo a rampa. Quem estava a pé, tinha que se espremer no canto, para o carro passar....
Foi ai que eu lembrei do profeta Gentileza e lembrei que ontem quando eu cheguei carregada de comprar, minha fofa vizinha de 9 anos, esperou eu chegar até o elevador e segurou a porta para eu entrar e, ficou toda satisfeita quando eu agradeci a gentileza, saiu sorrindo. Apenas um gesto, simples, corriqueiro, mas que faz a diferença.
Seja gentil. Sorria mais. Espalhe gentileza!



Nenhum comentário:

Postar um comentário